A inspeção autoclave deve ser realizada regularmente para proporcionar a integridade e a segurança do equipamento e de todas as pessoas que trabalham no local. A prestação de serviços segue criteriosamente as normas em vigor que determinam a calibração e as boas condições operacionais da autoclave.
Alguns dos componentes do equipamento que devem passar pela inspeção autoclave são as válvulas de segurança e os manômetros. Uma prestadora de serviços em calibração de equipamentos precisa fazer a calibração da válvula de segurança anualmente.
O serviço de inspeção autoclave realizado nesse componente permite o funcionamento adequado e a abertura da válvula na faixa de pressão exata. Em situações de sobrepressão, uma válvula descalibrada pode gerar graves perigos, uma vez que pode não ser acionada na hora devida.
É importante ressaltar a importância da alavanca da válvula de segurança não ser obstruída de movimentação. O lacre plástico deve ser violado somente a partir da primeira operação. Durante a inspeção autoclave, é fundamental verificar se a alavanca está livre para movimentação, caso seja necessário o acionamento manual.
Os manômetros também devem ser examinados todo o ano no momento da atividade de inspeção autoclave. Assim, é possível alcançar a exatidão dos valores informados.
Os itens que compõem o corpo do vaso de pressão – portas, soldas, revestimento, costado, trampo traseiro e tubulações – precisam passar pela inspeção autoclave. O procedimento deve ser realizado, por exemplo, nos casos de danos por acidente.
Os serviços de inspeção autoclave também são necessários quando o vaso de pressão passar por consertos ou modificações que possam comprometer a segurança do equipamento. O mesmo deve ocorrer se o componente permanecer inutilizado por mais de um ano. Se o item passar por mudança de local, o exame deverá ser feito – salvo nos casos dos vasos móveis.
A Qualitec é prestadora de serviços em validação e calibração de equipamentos. Localizada na região da grande São Paulo, a empresa supre as demandas de todo o mercado brasileiro. Sua carteira de clientes engloba os hospitais, as indústrias farmacêuticas e alimentícias e as transportadoras. A empresa está em fase de implantação da ABNT ISO 17025.