A calibração termo higrômetros visa estabelecer uma relação entre os valores indicados pelo instrumento e os valores indicados por um padrão de referência. Dessa forma, é possível saber com exatidão os valores de temperatura e umidade do local em que esses instrumentos são utilizados.
Para o êxito na atividade de calibração termo higrômetros, é fundamental possuir uma infraestrutura avançada composta por câmara climática e padrões de temperatura e umidade, segundo as normas de excelência em vigor.
A calibração termo higrômetros é feita de acordo com faixas de medições específicas. Sendo assim, a umidade relativa é de 20% a 90%, a temperatura (leitura in) varia de 15°C a 60°C e a temperatura (leitura out) é de -25°C a 150°C.
Ao término da prestação de serviços em calibração termo higrômetros, é feita a emissão de um certificado de calibração numerado. O documento deve conter as seguintes informações: dados do cliente e do item calibrado, procedimento de calibração empregado, relação dos padrões seguidos e resultados das medições e sua relação com a incerteza de medição.
A qualidade dos serviços de calibração termo higrômetros depende, ainda, de um sistema de gestão em conformidade com a ABNT NBR ISO 17025, bem como da calibração rastreada à RBC (Rede Brasileira de Calibração / Inmetro). Dessa maneira, é possível emitir documentos segundo a norma ABNT ISO/IEC 17025.
A calibração termo higrômetros é feita por profissionais altamente especializados. Os responsáveis técnicos pelo serviço possuem registro em seu respectivo órgão de classe, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia.
Em conjunto com outros setores – Qualidade, Engenharias Clínicas, Manutenção e Enfermagem –, a atividade de calibração termo higrômetros pode ser realizada para uma maior segurança e o aprimoramento do processo de limpeza, desinfecção e esterilização dos produtos.